Imagino que a sua primeira dúvida ao contratar um intercâmbio na Nova Zelândia com possibilidade de trabalhar enquanto estuda é: é fácil ou não conseguir trabalho na Nova Zelândia?
A NZEGA está na Nova Zelândia desde 2007 lidando com estudantes do mundo inteiro e esta é uma pergunta clássica de estudantes. Já tivemos experiências com clientes que chegaram aqui nas principais cidades e conseguiram emprego na primeira semana. Outros que não conseguiram nada em 3 meses! Portanto, independente de qual cidade que você escolher para estudar na Nova Zelândia, o sucesso de conseguir um trabalho no exterior dependerá mais de você, do seu nível de inglês e como interage com as pessoas.
Como trabalhar na Nova Zelândia: Para poder trabalhar na Nova Zelândia, é necessário que se estude pelo menos 14 semanas, período integral (geralmente as aulas acontecem das 9:00 as 15:30hs ou cursos noturnos que iniciam as 17hs). Os cursos devem ser administrados em escolas de categoria 1, as quais são selecionadas pelos órgãos responsáveis e imigração da Nova Zelândia. Todo estudante com visto de estudante tem a permissão de trabalhar por 20 horas semanais. A NZEGA sabe as melhores opções de escolas que se encaixa com o seu perfil e bolso.
Quanto vou ganhar? Na Nova Zelândia, geralmente o salário é pago por hora. O salário mínimo atualmente (Maio de 2019) é de NZD17.70 e o salário para estudante pode variar do mínimo até NZD30.00 por hora, dependendo do tipo de trabalho que vai exercer.
A NZEGA ou a escola arruma o trabalho para o estudante? Não é responsabilidade da NZEGA nem da escola conseguir trabalhos para os estudantes. Todavia, o mais importante você terá, que é a justamente a permissão para trabalho. Cabe a você ir a busca das opções. Geralmente as escolas possuem o programa "Job Club" que auxilia o estudante a preparar CVs e oferecem matérias no inglês para lhe preparar para entrevistas no idioma.
Trabalhos em Hotels / Backpackers
Em cidades turísticas como Christchurch, Queenstown, Nelson, Wellington e Auckland estão concentrados os mais famosos hotéis como Hilton, Sofitel, Novotel, Heritage, Rydges e muitos outros. Muitos estudantes internacionais conseguem trabalhos como "house keeping" que consiste em trabalhos de limpeza durante a semana e principalmente aos finais de semana. Aqui é uma excelente oportunidade para quem tem um nível de inglês baixo já que não exige muito do idioma. Para quem já possui inglês intermediário e avançado, há possibilidades de trabalhar na área administrativa e na recepção atendendo gente do mundo inteiro. Além dos hotéis, há também os backpackers, que são acomodações que recebem mochileiros do mundo inteiro e possui um ambiente mais desconstraído e despojado se comparado com hotéis. Há alguns deles que oferecem moradia de graça. Ou seja, você trabalha, não ganha por isso, mas também não paga para morar - o que é uma boa para quem está buscando economia em acomodação e quer interagir com mochileiros. Todavia, outros backpackers oferecem trabalhos pagos. Salários varia de NZD17.00 a NZD25.00 por hora.
Cafés / Restaurantes e Baristas
A cultura de ir tomar um café é muito forte na Nova Zelândia e o barista, profissional especializado em preparar cafés, é bem respeitado no país. Há inclusive cursos curtos de 2 semanas que preparam estudantes para tornar-se baristas e ir em busca dos diversos cafés e restaurantes espalhados pelo país. Além de barista, trabalhos com garçom em restaurante é uma excelente opção para colocar o inglês em prática, além de conhecer muita gente.
Trabalhos fazendas Nova Zelândia, Vineyars e Colheitas
Trabalhos em fazendas na Nova Zelândia, colheitas de kiwi, maças e uvas e vineyards são muito comuns na Nova Zelândia, especialmente em regiões como Christchurch, Nelson, Tauranga e região de Otago na Ilha Sul da Nova Zelândia. Há temporadas para cada fruta, mas para quem não quer congelar de frio, períodos de Janeiro a Abril são ideais pois é o verão da Nova Zelândia, com temperaturas bem agradáveis. Estes locais é também uma excelente forma de interagir com gente do mundo inteiro, já que muitos mochileiros americanos, ingleses, irlandeses, alemães, suícos e outros fazem este tipo de trabalho afim de economizar dinheiro para viajar mais pelo país. Todavia, trabalhos em fazendas no país são mais comuns a partir de Julho, no inverno da Nova Zelândia.
Construção
Trabalhos na área de construção tem sido super popular entre estudantes internacionais e imigrantes, especialmente na região de Christchurch que sofreu um terremoto em 2011 e também em Auckland. Os trabalhos são mais direcionados a pintura e massa corrida e há empresas que precisam de estudantes para trabalhar aos finais de semana.
Trabalhos na Nova Zelândia não se restringem somente nas posições informadas. Há trabalhos em padarias, supermercados, empresas de ônibus, cassinos, spas, postos de gasolina, locais para natação e diversos escritórios de marketing, contabilidade e outros. Portanto, há uma gama de opções, basta você ter o espírito de determinação e ir a busca.
Principais cidades Nova Zelândia