Dicas Nova Zelândia

Como é o clima da Nova Zelândia?

 

Como a Nova Zelândia está localizada no hemisfério sul, as estações acontecem no mesmo período que o Brasil. O país não sofre com as grandes extremidades de frio e calor. As médias são entre 20° e 30° no verão e 0° e 15° no inverno.

Inverno (JUN - AGO) - Temporada de neve. Ideal para aprender a esquiar ou fazer manobras radicais no snowboarding.

Verão (DEZ - FEV) Estação com a temperatura mais quente e mais turistas. Como você pode curtir montanha bem como praia, atividades como surf, nado com golfinhos e mergulho são bem procuradas. As passagens aéreas Brasil - Nova Zelândia e Nova Zelândia Brasil tendem as ser mais caras, justamente pela alta procura. 

Outono (MAR - MAI) e Primavera (SET - NOV) - Período tranqüilo, preços melhores nas acomodações e passagens. Ótima estação para trekking e ciclismo. Na primavera, você terá um espetáculo da natureza e suas cores nos diversos parques que o país oferece. 

 

Que roupa levar para Nova Zelândia?

 

Se você está vindo de um país tropical, é certeza que sentirá a diferença de climas quando chegar na Nova Zelândia. Portanto, se está vindo no verão, traga roupas de calor, mas sempre tenha extra na mochila uma camiseta de manga comprida ou mesmo uma blusa para o final da tarde, em que a temperatura tende a cair. Se está vindo no inverno, venha preparado, pois pela manhã, a temperatura chega a menos 2 graus.

De qualquer forma, existem lugares (Wharehouse, Dress Mart, K-Mart) para comprar roupas quentes super econômicas e até de segunda mão (Save Mart). No país é muito comum comprar roupa nos brechós, de boa qualidade. 

 

Como tirar o meu passaporte?

 

O novo processo de solicitação de passaporte inicia com o acesso ao endereço eletrônico www.dpf.gov.br. Nessa página, clique no link “Informações gerais e requerimento de passaporte” e em seguida selecione a localidade onde deseja requerer o passaporte. O preenchimento da solicitação de passaporte é feito eletronicamente na página do Departamento de Polícia Federal – DPF, com respectiva impressão do protocolo e da guia de pagamento da taxa – GRU. O requerente precisa ter instalado no computador pessoal o programa Adobe Acrobat Reader e, caso não tenha, na própria página tem link para a instalação do produto.

 

No aeroporto da Nova Zelândia

 

Uma vez que desembarcou no aeroporto internacional e passou pela imigração da Nova Zelândia, você terá que se dirigir para o terminal doméstico se estiver voando para outra cidade que não seja Auckland. Você poderá caminhar (cerca de 20 minutos) ou pegar as vanzinhas regulares e gratuítas que fica disponível entre os terminais. No seu desembarque lhe será pedido passagem aérea ida e volta e plano de viagem (se vindo como turista) ou somente o passaporte e carta de homestay (se vindo como intercambista).
NOTA IMPORTANTE: Se você está passando pela Austrália, é necessário que solicite o visto de trânsito que é simples de fazer e é FREE. Caso contrário, você corre o risco de não conseguir embarcar para Nova Zelândia.
Antes de desembarcar na Nova Zelândia, ainda dentro do avião lhe será entregue um formulário que se parece com este (veja link em PDF) Basicamente você terá que responder perguntas básicas como seus dados cadastrais (nome, detalhes do vôo, profissão, endereço na Nova Zelândia e telefone / e-mail). E também razões de estar vindo ao país (turismo, intercâmbio, business ou outros). 
Neste mesmo formulário consta a lista de produtos que não podem ser trazidos ao país - pois o país receia que pode contaminar o meio ambiente na Nova Zelândia - e eles são bem restritos com relação a isso. Assim, para evitar multas de mais de NZD400.00, melhor não trazer estes itens na mochila ou declarar - e é muito comum a imigração abrir a bolsa para checar. É procedimento normal, caso ocorra. Estes itens são:
  • Qualquer tipo de carne
  • Qualquer tipo de queijo
  • Ovos
  • Qualquer item feito de pena
  • Qualquer coisa retirada do oceano
  • Frutas ou legumes
  • Ervas (incluindo maconha)
  • Macarrão ou arroz
  • Flores
  • Artigos de madeira
  • Bambu
  • Água ou terra
  • Equipamento SUJO de trekking (como botas por exemplo)
  • Equipamento para pesca

 

Levar animais para Nova Zelândia

 

O Brasil não faz parte da lista de países que tem acordo de importação com a Nova Zelândia. Os únicos países que constam nesta lista (da América do Sul) são a Argentina e o Chile. Existe somente uma alternativa que seria mandar o animal de estimação por um período de seis meses de residência em um país aprovado (no caso Chile ou Argentina ou outro país via Inglaterra por exemplo). E a partir daí, prosseguir com o processo de aprovação que envolve preenchimento da ficha de solicitação, pagamento da taxa e informações a partir de um veterinário do país em que o animal esteve de "férias" provando a sanidade do animal, especialmente no que se refere a controle de raiva e afins.

 

Visto Trânsito Austrália (voos para Nova Zelândia)

 

Note que se o seu vôo para Nova Zelândia está passando pela Austrália, você tem que tirar o visto de trânsito da Austrália diretamente com a Embaixada da Austrália. 

Quer saber mais?

 

Como levar dinheiro para a Nova Zelândia

Intercâmbio Nova Zelândia

Turismo Nova Zelândia